REPRESSÃO E ABUSO POLICIAL EM CHILE/MAIO 2011

Recebi esta semana uma mensagem por e-mail de uma amiga que repassa o desabafo de uma amiga chilena perante os abusos policiais no Chile. Como informa a Virgínia, a Bárbara ainda está aprendendo o português, mas acho que o texto é suficientemente claro para quem quer tomar conhecimento de notícias que não costumam ser divulgadas por aqui...
Segue o texto:


Amigos,
no meu país está se produzindo uma violência e repressão que não posso mais me calar.

Para os que não sabem o que está acontecendo, neste momento estamos lutando contra a construção de uma hidroelétrica no sul do país, uma região rica em recursos naturais e além disso, com povos aos quais vão deixar sem suas terras e sem suas histórias. Seu nome: "HIDROAYSEN".

A situação é ainda pior quando descobrimos que faz parte desta empresa, o cunhado do nosso Presidente da república Sebastián Piñera, e que é a filha do ministro de Energia, (o mesmo cara que se fez famoso pelo resgate dos mineiros), é quem está se encarregando da revisao dos contratos das termoeletricas em nosso país.
Em palavras simples, nosso presidente está vendendo nosso pais, nossa maior riqueza, e garantindo os negócios dos seus amigos e parentes, num projeto que está comprovado que nosso país não precisa até agora, muito menos tendo em conta que existem outras maneiras de gerar energia muito mais limpas e que não destruam nosso ecossistema.

Da história de "Hidroaysen" vocês poderão saber de muitas maneiras. Mas da história de repressão que meu povo está vivendo agora e da que eu mesma tenho sido uma vítima menor, é do que não vão ter como saber. Neste momento nosso congresso está trabalhando numa lei "antiterrorismo" tal e como um pais como EUA pode fazer pelo que lhe tem acontecido. A diferença é que no meu país o terrorismo não existe (poderiam dizer "igualmente nos EUA"), e as leis estão sendo criadas para reprimir principalmente o movimento dos povos indígenas que lutam pelas terras que lhes pertenceram. E para aproveitar as leis que para isso estão, reprimir os movimentos populares como os que estão acontecendo todos os dias desde a segunda feira do dia 9 de maio.

Como vocês podem imaginar, esta lei é fortemente apoiada pelo governo atual do meu país. Um governo que como a gente sabe, é de direita, totalmente disposto a fazer a privatização das poucas coisas que nós temos estaduais até agora. Para quem não sabe, no Chile por exemplo, a educação pública existe, mas "público" é só um nome porque a verdade é que as Universidades do estado são pagas e tão caras como as universidades privadas.

No meu país, você para se manifestar tem que pedir licença. E se bem isto é uma coisa que estamos acostumados e pela qual sempre mantemos a ordem, a verdade é que agora se bem nos dão licença para nos encontrar nas ruas e manifestarmos, a policia aqui começa fazer das nossas manifestações pacíficas, uma guerra contra nós. A mais recente das manifestacões na que participei, com data 13 de maio, a repressão foi excessiva. Se bem que a manifestação estava autorizada, o corpo policial não deixou que continuássemos pelo caminho que eles mesmos tinham autorizado, nos encurralando numa praça por quase 20 minutos com gases. Como muitos outros, eu perdi completamente a respiração por coisa de segundos e por pouco caio desmaiada no meio da multidão tentando fugir. Tem casos de pessoas completamente atropeladas pela massa de manifestantes. Só tem sido graças a Deus que não tivemos mortos para lamentar.

Além disso, os métodos violentos de repressão utilizados incluem gases lacrimôgenos especialmente feitos para a polícia chilena, e que pela sua periculosidade estão proibidos no mundo inteiro. Pesquisas demonstram que esses gases tem efeitos abortivos, infertilidade em homens e mulheres, e podem produzir grandes danos as nossas crianças.

Eu sei que para vocês que tem passado provavelmente por situações similares, isto que eu lhes conto pode não ter muita importância. Mas a importância de tudo isto está no fato de que a imprensa e os jornais estão sendo manipulados pelo nosso governo, e as informações que vocês recebem do meu país, ao que vêem tão ordenado e moderno, muitas vezes não mostram nossa realidade de país com grandes problemas sociais que ainda estão por se resolver. E o que é pior, isto que lhes conto agora, só demonstra como depois de tantos anos na luta pela liberdade de expressão, estamos andando para trás, chegando até os piores tempos de repressão já vividos aqui.

Peço-lhes que façam a divulgação deste e-mail e que sempre que puder, falem pros outros o que aqui está acontecendo. Deixo pra vocês alguns jornais com a informação e o mais importante, um flicker com imagens das manifestações.

Nós chilenos somos vítimas novamente do abuso policial e do desrespeito aos nossos direitos fundamentais.

Veja as imagens das manifestações
http://www.flickr.com/photos/pleb_mf/

Outros links com informações:

abuso de gases lacrimógenos en chile
http://www.elmundo.es/america/2011/05/11/noticias/1305079802.html

jueza considera ilegales las detenciones a los manifestantes
http://radio.uchile.cl/noticias/114144/

en chile se vulnera el derecho a reunión
http://radio.uchile.cl/noticias/114799/

Nenhum comentário:

Postar um comentário