Patricia Canarim

Escrevi o texto abaixo em Setembro de 2011 para o blog Implantando Marketing com o título www é o canal


Há alguns dias recebi um e-mail de Juliana Nogueira me convidando para escrever sobre minha trajetória profissional. Fiquei surpresa e aceitei o desafio. 

Diretora de Comunicação da Nautilos Marketing Digital - esse é o meu cargo. Mas tenho curtido o “professora” que escuto dos alunos quando dou aula de marketing digital. Claro, não sou professora, mas sim uma profissional que compartilha o conhecimento. E foi com essa ideia de “compartilhar conhecimento” que fui fisgada pela web. 

A minha trajetória começou no Rio trabalhando com a produção para teatro, TV e cinema. Sou formada em jornalismo e publicidade e depois de alguns estágios e trabalhos em produtoras de vídeo e cinema fui trabalhar na TV Globo Rio, onde fiquei por 10 anos. Estava na Globo News, mais precisamente no tráfego de fitas do canal, no momento em que o sinal chegou com as primeiras imagens do dia 11 de setembro de 2001. Não esqueço também as intermináveis coberturas econômicas do telejornal Conta Corrente comandado pela editora-chefe Marita Graça. Outra ocasião, agora mais agradável, foi a cobertura da Copa do Mundo de 2002. Era coordenadora de telejornais nessa época e foi um período de muito aprendizado ver como se faz televisão na prática, ao vivo e a cores para todo o país. Relacionamento foi a base do trabalho. 

Logo após a Copa de 2002 fui para a área comercial da Globo. O departamento conhecido por OPEC é responsável pelo intervalo comercial do canal 4 e da rede. Nesta época, comecei a ter noção do tamanho e do poder da Globo com as 117 afiliadas e as 5 emissoras Globo e do que era colocar essa rede no ar. Em busca da melhor transmissão do intervalo comercial, foram dias, noites e feriados de muito trabalho antes da exibição ao receber o material, ou na montagem do roteiro local e nacional, ou ainda na emissora no momento em que vai ao ar. Estresse era a rotina dessa época. 

Em julho de 2008, cansada e sem motivação para trabalhar, saí da TV. Aproveitei as férias forçadas e vim para BH visitar meu irmão e família. Foi quando migrei para a internet por um convite do meu irmão que já trabalha com web há quase 15 anos.

Comecei na internet pelo site (que não existe mais) SaborearBh, que tinha o foco nos mais diversos segmentos de gastronomias que há na Grande BH; problemas de relacionamento entre sócios fez o SaborearBh sair do ar, uma pena, mas problemas acontecem. Então começamos a investir em nossos próprios sites e surgiu o portal de literatura História Erótica, que está no ar desde junho de 2011. Esse site tem o objetivo de apresentar uma literatura erótica de qualidade num ambiente de bom gosto. Totalmente gratuito, os autores podem cadastrar seus textos, os leitores podem compartilhar, comentar. Ainda em fase Beta, novas funcionalidades surgirão. Investimento é a nossa palavra-chave.

Com cursos, palestras, diversas leituras e uma pós-graduação em Informação Estratégica pela UFMG,adquiri conhecimento para seguir nesse desafio. Em 2009, foi criado o Nautilos Marketing Digital, empresa com foco no desenvolvimento de sistemas e sites. Com trabalhos realizados para a UFMG e pequenas empresas, percebemos a necessidade de preparar equipes para o melhor aproveitamento de nossos sistemas. Foi quando, em parceria com o Instituto on line, iniciamos a unidade de treinamento e a criação de cursos com turmas avulsas e também para empresas.

Descobri que meus anos de TV foram essenciais para entender esse veículo tão dinâmico como a web. Hoje, trabalho com o que gosto e não percebo as horas passar. Divido minha atenção entre os portais Nautilos e História Erótica, as Consultorias de Marketing Digital e, claro, os cursos que desenvolvemos. Umas das maiores satisfações é ter ministrado um curso para o departamento de relacionamento interno da VALE S/A. Outra grande satisfação é perceber que o curso gerou novas amizades, como aconteceu com a turma de julho de Marketing Digital. A migração da TV para a internet foi a melhor otimização que fiz em minha carreira. 

----
Essa é minha trajetória profissional, mas aqui no blog vou falar de assuntos diversos, neste caso meus gostos pessoais farão a diferença. Adoro navegar na rede, séries de tv, caminhar, ler e escrever. Sou cariocaflamenguista e estou descobrindo BH.

Também estou nas redes socias: Twitter | Skoob | Facebook | Linkedin

Veja meu perfil no Me Adiciona: http://meadiciona.com/pcanarim

Nenhum comentário:

Postar um comentário