Diário de Bordo III - Frutillar

Pessoal,
Ontem pela manhã caminhamos para conhecer Puerto Varas. É uma pretensão dizer que Barbacena é a cidade das rosas - a legítima parece ser mesmo aqui. Nunca vi tantas roseiras nos jardins das casas e nas ruas. Aliás, a cidade toda é bem florida - vimos até hortênsias brancas



Também entramos na igreja próxima à pousada, que é toda feita de madeira (como a maioria das casas desta região). Quando entramos fomos surpreendidos por uma igreja simples e iluminada, ao som de canto gregoriano. Impossível ambiente mais tranquilizador. Ao sair não pude deixar de fotografar o aviso do padre - algo como: "O Senhor está disponível agora. Não necessita que o chamemos por celular, por favor desligue o seu." Rolamos de rir.



Depois desta, tenho que confessar uma coisa feia: ouvimos atentamente toda a animada conversa dos nossos companheiros no café da manhã, sem deixar escapar nada! Aproximadamente a cada dez minutos dava para entender uma palavra: politika, avenida, del Salvador, san José (sim! somos poliglotas!)... todos alemães... hoje a conversa foi em inglês. Eu, amordaçada, só tentando entender alguma coisa. Descobri que inglês é quase igual a alemão:))) Voltarei para as aulas de inglês imediatamente!

Depois descobrimos o ônibus que vai a Frutillar, uma pequena cidade aqui perto, colonizada por alemães. A parte baixa da cidade, às margens do lago, é um pequeno paraíso com vista dos vulcões, confeitarias "alemãs" (já viram porque morreremos gordos, né?!), casas sem muros ou cercas e um incrível teatro de madeira recém construído. É tão perfeitinha que nem parece que é de verdade... Por aqui já encontramos muitos brasileiros, mas alguns que parecem não saber onde estão. Ouvi uma mulher que já viajou para todo canto do mundo explicar para a outra em tom "professoral" que o povo daqui gosta muito de marmelada (marmelade = geléia)... que vontade de dar um cascudo e mandar calar a boca (pode Woodson???)

Agora vamos conhecer o vulcão Osorno (onde, dizem, mora o Diabo).


------------
Esse relato é de Virgínia Gomes, ela e seu marido Álvaro Lassance estão na Região de Los Lagos no Chile, curtindo merecidas férias.


E como a Virgínia sempre escreve seu Diário de Bordo para compartilhar com os amigos, aqui estou eu compartilhando com meus amigos no Blog Para Rascunhar.


Veja onde fica a Região de Los Lagos no Chile.

Um comentário:

  1. Virgínia, cheguei ao seu blog por indicação do Alerta Google sobre canto gregoriano. Estive passeando aí por esta região. Veja as fotos:
    http://www.flickr.com/photos/seminario/sets/72157619794529041/
    Veja, também, a minha página sobre canto gregoriano: www.gregoriano.org.br
    Um abraço e boas férias.

    ResponderExcluir